16/12/2025 Geral

REUNIÃO DO COMBASE DEBATE IMPACTOS DE ESPÉCIES INVASORAS NA SILVICULTURA E AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA 2026

Impactos relacionados às espécies exóticas invasoras no âmbito da silvicultura, atualizações sobre projetos em tramitação e ações estratégicas para 2026.

16 de Dezembro de 2025 - Publicado às 16:11

Impactos relacionados às espécies exóticas invasoras no âmbito da silvicultura, atualizações sobre projetos em tramitação e ações estratégicas para 2026 foram debatidos durante a reunião do Comitê da Indústria de Base Florestal e Moveleira (Combase) do Sistema FIERGS, nesta sexta-feira. O encontro contou com a participação de membros da entidade, conselheiros e representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Na abertura da última reunião de 2025, o coordenador do Combase, Leonardo de Zorzi, destacou que um dos princípios do comitê é buscar e criar o melhor ambiente para o desenvolvimento do setor. “Nos últimos anos, tínhamos aqui no estado uma imagem de muita dificuldade de crescimento e isso prejudicou inclusive grandes projetos industriais. Com os avanços, a imagem do estado começa a mudar entre os outros entes da Federação e certamente empresas do nosso setor também já começam a olhar de maneira diferente para o Rio Grande do Sul”, comentou. 

Durante o encontro, os participantes abordaram as medidas previstas e os impactos da entrada de espécies invasoras no Brasil, com a colaboração de Mário Cardoso e Geórgia Franco, da CNI. Também discutiram atualizações a respeito do projeto de lei 332/2025, que trata sobre a Política Agrícola Estadual para Florestas Plantadas e seus Produtos, o desenvolvimento da silvicultura na região dos Campos de Cima da Serra, as ações realizadas ao longo deste ano e as pautas prioritárias para 2026.