07/08/2024 Geral

INDÚSTRIAS USAM CADA VEZ MAIS TÉCNICAS DE MANUFATURA ENXUTA, APONTA PESQUISA DA CNI

Iniciativas existem para reduzir desperdícios e melhorar os processos produtivos.

07 de Agosto de 2024 - Publicado às 10:11

Iniciativas existem para reduzir desperdícios e melhorar os processos produtivos. No momento, o desafio é a integração com a indústria 4.0, como inteligência artificial e big data.

 

 

A Sondagem Especial 91, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que 86% da indústria instalada no Brasil utilizam pelo menos uma técnica de manufatura enxuta, sendo que 41% adotaram pelo menos 11 técnicas – em uma lista de 17 – para reduzir tempo e custo de produção e aumentar a qualidade em 2023.

A pesquisa mostra um aumento importante, na comparação com 2018, quando 35% das indústrias faziam uso de 10 a 15 técnicas, em uma lista de 15 possíveis técnicas. Ao adotar técnicas de manufatura enxuta, as indústrias melhoram a gestão, reduzem desperdícios e mantêm a melhoria contínua dos processos produtivos.

Para a CNI, o dado é animador, mas a pesquisa aponta um novo desafio: integrar essas técnicas, originalmente pensadas ainda na década de 1980, às tecnologias digitais, como inteligência artificial, internet das coisas e big data, para se tornarem mais produtivas e eficientes. Essa integração marca uma evolução nos paradigmas operacionais das empresas em todo o mundo. Para saber mais acesse: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/politica-industrial/industrias-usam-cada-vez-mais-tecnicas-de-manufatura-enxuta-aponta-pesquisa-da-cni/

Fonte: CNI