18/11/2025 Geral

EXCLUSIVA – EXPEDIÇÃO SILVICULTURA CONCLUI ETAPAS DE EVENTOS PRESENCIAIS COM SUCESSO EM PORTO ALEGRE (RS)

A Expedição Silvicultura encerrou sua fase de eventos presenciais em Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira, 6 de novembro. Saiba mais.

18 de Novembro de 2025 - Publicado às 15:52

Expedição Silvicultura encerrou sua fase de eventos presenciais em Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira, 6 de novembro, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul-FIERGS e das  entidades que compõe o Comitê de Base Florestal e Moveleira da Fiergs, coroando uma jornada inédita de mais de 40 mil km que mapeou 14 estados, responsáveis por 98% da área plantada no país. O encontro na capital gaúcha foi o nono e último compromisso da série, após a etapa estratégica realizada em Lages (SC) no dia 31 de outubro.

Nesta semana, a equipe segue coletando dados na região, com destino a Florianópolis (SC), ponto inicial da Expedição. A fase atual destaca-se pelo adensamento florestal e a dominância do Pinus, uma realidade distinta das áreas já percorridas. Reconhecendo a alta demanda por informações sobre esta cultura — que concentra 89% do estoque nacional mapeado no Sul — o projeto mantém um protocolo de coleta padronizado e rigoroso, idêntico ao empregado para o eucalipto, reforçando o Pinus como foco estratégico regional.

O projeto tem como objetivo gerar informações de alta qualidade e detalhamento para elevar a competitividade do setor. Este material, com previsão de divulgação para o início de 2026, promete se tornar uma referência fundamental para o futuro do planejamento e desenvolvimento da silvicultura brasileira. A proposta é que a Expedição se estabeleça como um inventário anual, criando uma série histórica de dados para o setor.

Vozes de quem faz

A Expedição Silvicultura consolida-se como um marco no levantamento de dados para a silvicultura nacional. Mais do que a abrangência geográfica, o projeto alcançou sucesso no engajamento de toda a cadeia produtiva, que reconhece o valor científico e prático do material inédito. A alta relevância da iniciativa é refletida nas palavras dos líderes e parceiros que a acompanharam:

Os encontros regionais da Expedição Silvicultura tiveram participação gratuita, um fator crucial que viabilizou uma ampla e intensa troca de conhecimento entre os participantes. Cada evento reforçou o formato consagrado da Expedição, que reuniu líderes, produtores e técnicos em um ambiente de debate focado em informações estratégicas.

O conteúdo programático foi marcado pela combinação de palestras técnicas e a apresentação de dados inéditos, complementados por painéis sobre políticas públicas e discussões aprofundadas sobre as mais recentes inovações em manejo florestal sustentável, gerando insights vitais para o desenvolvimento e a competitividade da silvicultura brasileira.

Quer saber mais, acesse: https://www.maisfloresta.com.br/exclusiva-expedicao-silvicultura-conclui-etapas-de-eventos-presenciais-com-sucesso-em-porto-alegre-rs