Sindimadeira RS orienta associados em relação à greve dos caminhoneiros

Diante dos efeitos da greve dos caminhoneiros que afeta o País, o SINDIMADEIRA RS emitiu alerta gerencial na semana passada colocando sua estrutura técnica à disposição das empresas associadas.  O assessoramento está relacionado com as opções existentes na legislação trabalhista para lidar de forma adequada com as diferentes motivações ou justificativas para o absenteísmo, seja aquele imprevisto, enquanto durar a greve, ou programado, como ocorrerá durante a Copa do Mundo que inicia dia 17 de junho.

Vale lembrar que não houve decretação de feriado durante os Jogos do Mundial, o que levará cada empresa a buscar a melhor solução dependendo de sua atividade. Para maiores informações entrar em contato  pelo e mail : atendimento@sindimadeirars.com.br ou pelos telefones 054.30256900 – 32281744 – 999850337 ou 051.980473724.

Fonte: Sindimadeira RS

CMPC ANUNCIA INVESTIMENTO NO ESTADO DO RGS

O SINDIMADEIRA-RS participou ontem dia 29.04, do evento de lançamento da nova planta  da  CMPC, empresa líder na produção de celulose,  um investimento histórico no estado do Rio Grande do Sul. O anúncio foi realizado no Palácio Piratini, revelando planos para a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do Ribeiro.

Com um aporte de R$ 24 bilhões, esse é considerado um dos maiores investimentos privados já feitos no Rio Grande do Sul. A expectativa é de que durante as obras sejam gerados aproximadamente 12 mil empregos, um impulso significativo para a economia local.

Uma vez em operação, a nova planta industrial da CMPC deverá criar 1,5 mil vagas de trabalho diretas e indiretas. Além disso, a capacidade anual de produção está estimada em 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto, consolidando a posição da empresa como um dos principais players do setor no país.

Na foto da Direita para esquerda, Moacir Bueno da Silva, Diretor Executivo do SINDIMADEIRA-RS;  Leonardo De Zorzi, Presidente do  SINDIMADEIRA-RS;  Deputado Carlos Búrigo, Presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura do RS; José Luiz Bazzo,  Diretor Florestal da CMPC, Diego Merino, Diretor Administrativo e Financeiro da CMPC e Daniel Chies Presidente da Ageflor.

Fonte: SINDIMADEIRA-RS
DEMANDA INTERNA FRACA DIMINUI O OTIMISMO DA INDÚSTRIA GAÚCHA

A fraca demanda interna foi avaliada pelos empresários como o principal entrave que manteve a produção industrial gaúcha praticamente estável em março e no primeiro trimestre de 2024. O índice de produção registrou 50,3 pontos. O resultado está na pesquisa Sondagem Industrial do RS, divulgada nesta segunda-feira (29) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), que apontou ainda Utilização da Capacidade Instalada (UCI) abaixo do usual e estoques em níveis excessivos. “Além da demanda, a elevada carga tributária, a falta ou o alto custo da mão de obra qualificada, os juros elevados e a insegurança jurídica também são apontados como dificuldades que fazem o empresário manter cautela e segurar investimentos”, diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

O presidente da FIERGS lembra ainda que, com tal cenário, as condições financeiras das empresas se deterioraram e as expectativas dos empresários ficaram menos otimistas em março. Mesmo que a produção industrial gaúcha tenha registrado pequena alta, é quase uma estabilidade  relativamente a fevereiro, pois está muito próxima de 50 pontos, marca que separa crescimento de queda. O desempenho da produção ficou abaixo do esperado para o mês, que tem como média histórica 52,8 pontos.

A única notícia positiva do mês foi o emprego, que em março registrou a segunda alta consecutiva, após cair ininterruptamente entre outubro de 2022 e janeiro de 2024. O índice do mês foi de 51,4 pontos, valor acima da sua média histórica (50,1) para o mês, mostrando ser a estabilidade o comportamento esperado entre os meses de fevereiro e março.

Em relação à utilização da capacidade instalada (UCI), a indústria gaúcha utilizou 70% dela no mês passado, repetindo o grau médio de fevereiro e próximo do padrão histórico (70,7%) para março. Os empresários, contudo, a consideraram abaixo do normal. O índice de UCI em relação à usual registrou 44,4 pontos, mas abaixo de 50, mostra UCI inferior ao normal. Porém, é o maior valor em um ano. Isso revela que a utilização foi, em março, na avaliação dos empresários, a mais próxima do normal nos últimos 12 meses. Os estoques de produtos finais permaneceram em alta no período, acima do planejado pela indústria gaúcha. O índice de evolução mensal ficou em 52,7

pontos. Acima dos 50, significa nova expansão. Já o índice de estoques em relação ao planejado registrou praticamente o mesmo que em fevereiro: 51,5. Ou seja, continuam acima do planejado pelas empresas.

No bloco trimestral da Sondagem, os empresários revelaram que dois dos três principais problemas enfrentados pelo setor nos três primeiros meses de 2024 permanecem os mesmos desde o terceiro trimestre de 2023. A demanda interna insuficiente está em primeiro lugar há cinco trimestres, com 40,2% das menções (39,4% no anterior). Seguida pela elevada carga tributária, que ganhou 6,6 pontos percentuais na comparação com o último trimestre de 2023, passando de 32% para 38,6%. Mas a falta de trabalhador qualificado foi o terceiro maior obstáculo e o que mais cresceu no período: 7,4 pontos percentuais, para 22,3%, o maior percentual desde o primeiro trimestre de 2015.

EXPECTATIVAS
A pesquisa da FIERGS, realizada com 184 empresas (40 pequenas, 66 médias e 78 grandes) entre 1º e 9 de abril, aponta ainda que para os próximos seis meses as expectativas dos empresários também foram afetadas pelo cenário mais desfavorável, registrando quedas em todos os índices na comparação com março. A demanda recuou de 56 para 54,7 pontos; compras de matérias-primas, de 54,9 para 52,2 pontos e de exportações, de 53,5 para 50,3 pontos. Todas seguem no campo positivo, ao contrário da redução projetada pelos empresários gaúchos no emprego (de 52,8 para 49,5 pontos).

Com o menor otimismo em abril, a indústria do RS se mostra menos disposta a fazer investimentos. O índice de intenção recuou 1,7 ponto na pesquisa de abril na comparação com março e ficou em 52,5, valor ainda 1,1 ponto superior à média histórica, mas também o mais baixo em cinco meses. No mês passado, 55,7% das empresas mostravam disposição de investir no semestre seguinte (eram 58,1% em março).

Fonte: FIERGS
FLORESTAS TCHÊ

Nos dias 23 e 24 de maio de 2024, a cidade de Porto Alegre - RS, receberá o Florestas Tchê, Encontro do Setor Florestal do Rio Grande do Sul.

O evento organizado pela Malinovski, em parceria com as Associações AGAFLOR, AGEFLOR e SINDIMADEIRA-RS, será focado no setor florestal gaúcho.

O setor no estado do Rio Grande do Sul vive um bom momento, com a articulação política para potencializar a base florestal na região. Serão dois dias com muito conteúdo para fortalecer e potencializar a cadeia produtiva da madeira no Rio Grande do Sul, com informação e networking qualificado. Informações acesse:  https://www.florestastche.com.br/

Fonte: Florestas Tchê
BIOTECH FAIR 2024

A demanda energética mundial está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e ao crescimento demográfico.

Relatório da ONU aponta que a população mundial deva atingir 8,5 bilhões de pessoas em 2030, e chegue a 9,7 bilhões em 2050. Isso significa que o consumo energético deverá aumentar em 50% em relação aos atuais níveis.

A oferta de recursos fósseis é finita, poluidora e não renovável. Já a utilização de recursos naturais para a produção de energia renovável é uma realidade crescente. E o Brasil se destaca do resto do mundo por deter 47,4% de sua energia proveniente de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de 15%. Para marcar este período de mudanças, a cidade de Porto Alegre irá sediar, de 4 a 6 de junho de 2024, a BioTECH Fair - Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis. Que acontece em conjunto com o Congresso Internacional de Bioenergia. Para saber mais acesse:  https://biotechfair.com.br/

Fonte: Biotechfair