Sondagem industrial da CNI aponta empresas preocupadas com situação financeira
O longo período de dificuldades enfrentado pela indústria está afetando a situação financeira das empresas e elevando a insatisfação da indústria com as margens de lucro operacional a níveis recordes no primeiro trimestre de 2016. A dificuldade de acesso ao crédito também não tem precedentes. A elevada carga tributária e a demanda interna insuficiente estão entre as maiores dificuldades enfrentadas pela indústria no trimestre.

A elevada carga tributária e a demanda interna insuficiente estão entre as maiores dificuldades enfrentadas pela indústria no trimestre. Não bastasse isso a saúde financeira das empresas é amaçada por taxas de juros elevadas e pela inadimplência dos clientes no mesmo período. Nesse cenário, a indústria também tem procurado manter os estoques baixos. Para se ter uma ideia pelo quinto mês seguido os estoques recuaram e o índice de estoques efetivo-planejado é o menor desde janeiro de 2014.

De positivo, a Sondagem mostra que, após três meses em 62%, a utilização da capacidade instalada aumentou em março para 64%. O índice de evolu­ção da produção ainda permanece abaixo dos 50 pontos, mas aumentou 5 pontos em março (42,2 para 47,2 pontos). O otimismo permanece em relação a exportações e o pessimismo com relação à evolução futura do número de empregados, da demanda e das compras de matérias-primas. Em abril, o índice de compras de matérias-primas permaneceu abaixo de 50 pontos (revelando expectativa de queda nas compras nos próximos seis meses). Igualmente relevante é o índice de intenção de investimento das empresas que registrou 39 pontos em abril de 2016. É o menor valor da série, que se iniciou em novembro de 2013. O índice é 7,5 pontos abaixo do registrado há 12 meses e 22,5 pontos abaixo do maior valor da série, registrado em janeiro de 2014. Para acessar a sondagem http://www.portaldaindustria.com.br/cni/publicacoes-e-estatisticas/estatisticas/2016/03/1,38499/sondagem-industrial.html

Fonte: Imprensa CNI