Emitida Licença prévia para Usina Termelétrica de Cambará
A possibilidade de implantação de uma Usina Termelétrica em Cambará do Sul, no distrito de Tainhas, defendida pelo SINDIMADEIRA RS como alternativa viável na geração de energia a partir da biomassa de origem florestal, além de emprego e renda, ganhou esta semana um impulso decisivo com a outorga da Licença Prévia pela Fepam.
O processo teve a participação ativa do Poder Público Municipal de Cambará do Sul, da Fepam, do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP-SEMA RS) e da Sala do Investidor do Governo do Estado. A LP emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul dá autorização de uso de área destinada à implantação de usina geradora de termoeletricidade a partir da biomassa de resíduos de madeira (toras e cavacos). A UTE será instalada no distrito de Tainhas, município de Cambará do Sul, e atende os interesses de reflorestadores e da indústria madeireira e moveleira.
O empreendimento é de responsabilidade da Ômega Engenharia, empresa com 14 anos de expertise no desenvolvimento de projetos de geração de energia e é uma holding com presença nas áreas da Construção, Incorporações e Participações. Segundo o Diretor da Ômega Engenharia, Carlos Eduardo Trois de Miranda, com a LP (válida até 7 de abril de 2016) o projeto da UTE Cambará está habilitado ao leilão de energia nova do próximo dia 6 de junho. Os investidores poderão buscar financiamento do BNDES e com a Licença de Instalação emitida, colocar em operação a planta num prazo de 24 meses, atendendo os requisitos estabelecidos pela legislação ambiental. A capacidade mensal de produção de energia prevista é de 30 MW médios, a partir da utilização de 28.425 toneladas/mês de resíduos de madeira e toras e 4.061 toneladas por mês de resíduos de madeira, os cavacos. A área a ser construída é de 67 mil m².
Numa visão ampliada o empreendimento vai utilizar de 320 a 400 mil toneladas de biomassa por ano e a energia deverá escoar por uma linha de transmissão de 138 mil Volts e 43 quilômetros de extensão, ligando a usina à Subestação São Francisco de Paula. A UTE de Cambará é projeto inovador com geração de energia renovável e reduzindo passivos ambientais das serrarias, avalia Miranda, realçando a criação de 25 empregos diretos e de 300 a 400 empregos indiretos. A Usina Termoelétrica de Cambará representa um investimento da ordem de R$ 140 milhões de reais.
Fonte: SINDIMADEIRA RS