SINDIMADEIRA-RS E AGEFLOR FIRMAM CONVÊNIO PARA PREVENÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE DA VESPA-DA-MADEIRA
O SINDIMADEIRA-RS e a Associação Gaúcha de Empresas Florestais -AGEFLOR anunciaram uma parceria estratégica para fortalecer a prevenção, monitoramento e controle da vespa-da-madeira no estado do Rio Grande do Sul.

O presidente da AGEFLOR, Daniel Chies, visitou a sede do SINDIMADEIRA-RS, em Caxias do Sul, onde se reuniu com o presidente Leonardo De Zorzi e sua diretoria, juntamente com o Deputado Carlos Búrigo, Presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura para formalizar o convênio.

A colaboração do SINDIMADEIRA-RS incluirá uma contribuição para a manutenção do Programa do Pinus, o que ajudará a evitar um aumento no valor por hectare da contribuição dos produtores colaboradores do programa neste ano.

Uma das principais iniciativas da parceria será o apoio ao Funcema (Fundo Nacional de Controle de Pragas Florestais), que viabiliza ações de prevenção e controle biológico da vespa-da-madeira. Com essa colaboração, as entidades poderão desenvolver ações conjuntas de comunicação para conscientizar sobre a importância da prevenção e monitoramento da praga.

Além disso, o convênio prevê a realização de cursos de treinamento e capacitação de profissionais em parceria com a Embrapa Florestas, com foco na prevenção, monitoramento e controle da vespa-da-madeira. Outro objetivo da parceria é buscar o apoio do Governo do Estado para viabilizar o programa por meio de recursos do Fundeflor.

Com essa iniciativa conjunta, SINDIMADEIRA-RS e AGEFLOR esperam fortalecer o setor florestal gaúcho e contribuir para a prevenção das florestas do estado.

Fonte: SINDIMADEIRA-RS