VISITAS TÉCNICAS EM SANTA CATARINA
Um grupo de empresários e técnicos liderado pelo SINDIMADEIRA-RS realizou nos dias 06, 07 e 08 de dezembro visitas técnicas nas cidades de Campo Belo do Sul, Curitibanos e Lages, no Estado vizinho de Santa Catarina, onde foram visitadas as seguintes empresas.

Um grupo de empresários e técnicos liderado pelo SINDIMADEIRA-RS realizou nos dias 06, 07 e 08 de dezembro visitas técnicas nas cidades de Campo Belo do Sul, Curitibanos e Lages, no Estado vizinho de Santa Catarina, onde foram visitadas as seguintes empresas:

Florestal Gateados Ltda, Campo Belo do Sul -SC, onde fomos recebidos pelos Senhores Mário Dobner Júnior, Diretor e Mauricio de Liz Farias, Gerente de Operação Florestal. A  Fazenda dos Gateados, como é conhecida, originou-se a partir de aquisições de terras adjacentes. Os recursos empregados nessas aquisições foram provenientes de tropeadas de gado, muares e cavalos do estado do Rio Grande do Sul para o estado de São Paulo. Essas tropeadas eram realizadas pelo Sr. Firmino da Silva Rosa, que possuía uma tropilha de cavalos de cor amarelo-queimado, a qual recebe no linguajar regional o nome de “Pelagem Gateado”. Com o passar do tempo, passou a ser denominada “Tropilha dos Gateados”, que mais tarde resultou na propriedade “Fazenda dos Gateados”.

A Fazenda dos Gateados tinha como principal atividade a pecuária extensiva nas áreas de campo até 1980, o extrativismo de Araucaria angustifolia até 1989 e a produção de leite até 1993.

A empresa desenvolve suas atividades dentro do maior rigor legal e com eficiência empresarial, respeitando também as premissas sociais e ambientais.

Mendes Máquinas Ltda., em Curitibanos-SC, onde fomos recebidos pelo Diretor Técnico Rodrigo Mendes.  A Mendes é líder na América Latina em produzir máquinas e equipamentos para a indústria madeireira e outros segmentos de mercado, criando, produzindo e implementando indústrias, apoiado por parceiros de renome internacional.

A 1ª ExpoSul Florestal 2023, realizada nos dias 05, 06 e 07 de dezembro,  chegou para EVOLUIR e expandir a rica tradição da Codornada Florestal, apresentando uma visão audaciosa para o futuro do setor. Reunindo as principais empresas do segmento florestal, da silvicultura à colheita, passando pelo transporte de madeira, geração de energia e desenvolvimento de tecnologias para indústrias que utilizam essa matéria-prima.

Berneck S.A. Painéis e Serrados em Lages-SC, nova planta fabril, onde fomos recebidos pela Sra. Marcelle Michel, da equipe de Trade Marketing e pelos senhores Rodrigo de Camargo Lima, Gerente Fábrica Lages – MDF e Claudinei Vitaczik, Gerente Produção Serraria. A empresa exporta desde 1968 madeira serrada de Pinus e, em menor volume, painéis crus e revestidos, criando relações comerciais para mais de 60 países. Focados em aprimorar o modelo de exportação, que é referência e atende aos padrões internacionais e de qualidade, não é à toa que Berneck é líder de exportação de madeira serrada no Brasil. Entre os diferenciais competitivos, destaca-se a flexibilidade, a pontualidade e o vasto conhecimento de mercado. Algumas curiosidades: presentes em todos os países da América do Sul; entregas realizadas tanto pela malha rodoviária quanto marítima; produtos são destinados, principalmente, para a fabricação de móveis, embalagens e construção civil; a primeira exportação foi para Porto Rico e hoje estão presentes em 5 continentes.

Fonte: SINDIMADEIRA-RS