Sindimadeira
Brasil Estados Unidos Espanh
Bem-vindo ao site do Sindimadeira RS
Você está em:
Icone Links

Notícias

13/06
FIERGS na justiça contra tabela de fretes
Com o apoio irrestrito do SINDIMADEIRA RS, que se manifestou sobre o tema de forma oficial na quinta-feira, a Fiergs ingressou na sexta-feira (8) com ação na Justiça Federal buscando a imediata suspensão imediata da Resolução 5.820 de 2018 da ANTT. O presidente em exercício da entidade, Cezar Luiz Müller, disse que o tabelamento dos preços mínimos dos fretes desorganizou o relacionamento comercial entre as indústrias e os transportadores, com elevação exorbitante de custos.

Com o apoio irrestrito do SINDIMADEIRA RS, que se manifestou sobre o tema de forma oficial na quinta-feira, a Fiergs ingressou na sexta-feira (8) com ação na Justiça Federal buscando a imediata suspensão imediata da Resolução 5.820 de 2018 da ANTT.

O presidente em exercício da entidade, Cezar Luiz Müller, disse que o tabelamento dos preços mínimos dos fretes desorganizou o relacionamento comercial entre as indústrias e os transportadores, com elevação exorbitante de custos e se caracterizando como uma intervenção desastrosa na livre negociação entre as partes. Trata-se, segundo a ação, de uma “violação da livre concorrência” o que revela “a flagrante interferência do Estado nas relações econômicas privadas, inibindo a livre iniciativa”. 

Além disso, justifica que essa intervenção teve caráter drástico e anacrônico, “com ofensa a direitos constitucionais que estruturam a ordem econômica”. No texto, a FIERGS também utiliza os argumentos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE – pelo qual “há a possibilidade de utilização de tabelas de preços de referência, em que as empresas podem cobrar mais ou menos pelo produto”. O CADE, no entanto, proíbe “a adoção de tabelas de preços obrigatórios, com valores impostos ao mercado, por entender ser prejudicial à competição”.

Elaborada pela Unidade Jurídica da entidade, a ação tem 20 páginas e visa resguardar os direitos das indústrias associadas aos Sindicatos filiados à FIERGS. Por fim, submete o entendimento para que seja declarada a ilegalidade do tabelamento de preços mínimos na realização de fretes.

Fonte: Sindimadeira RS/FIERGS


mensagem INFORMATIVO SEMANAL
Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Caixa Postal: 1334 - Junto à CIC - CEP: 95050-520 - Caxias do Sul - RS
(54) 3228 1744 - 3025 6800 -
Se precisar imprimir este e outros conteúdos, fique tranquilo. O papel é biodegradável, reciclável, e sua produção é sustentável, pois é feito a partir de florestas plantadas renováveis, que capturam CO2 e reduzem o aquecimento global.