Sindimadeira
Brasil Estados Unidos Espanh
Bem-vindo ao site do Sindimadeira RS
Você está em:
Icone Links

Notícias

16/11
CONSEMA APROVA RESOLUÇÃO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS NO RS
Na tarde desta quinta-feira (09/11), o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou a Resolução que define diretrizes para a implantação e implementação de sistemas de logística reversa de embalagens em geral no Rio Grande do Sul.

Na tarde desta quinta-feira (09/11), o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou a Resolução que define diretrizes para a implantação e implementação de sistemas de logística reversa de embalagens em geral no Rio Grande do Sul. A votação aconteceu durante a 263ª Reunião Ordinária do Consema, conduzida pelo secretário adjunto e presidente do conselho, Marcelo Camardelli.

A aprovação, por unanimidade, considerou a necessidade de estabelecer critérios gerais para regulamentar e estimular a prática de logística reversa no Estado.

“A logística reversa é fundamental para alcançar objetivos de sustentabilidade, economia de recursos e responsabilidade social corporativa. Ela desempenha um papel importante na gestão de resíduos, na conservação de recursos naturais e na redução do impacto ambiental, tornando-se uma prática cada vez mais relevante para a sociedade”, salientou Camardelli.

A Resolução entra em vigor a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Sobre a logística reversa

A logística reversa contempla ações que envolvem coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens após o consumo. O objetivo é recuperar os materiais recicláveis para que possam ser reaproveitados dentro dos ciclos da cadeia produtiva, contribuindo com os sistemas econômico, social e ambiental.

Outras pautas debatidas

Além da aprovação da Resolução que regulamenta a logística reversa de embalagens no Estado, os conselheiros também aprovaram as pautas sobre Processos Administrativos, alteração da Resolução 296/2015, que dispõe sobre reformulação das Câmaras Técnicas Permanentes do Consema, e do modelo de Termo de Desistência e Confissão de Dívida.

O próximo encontro do conselho está previsto para o dia 7 de dezembro.

Consema aprova resolução sobre logística reversa de embalagens no RS - Foto: Caroline Rodrigues

Fonte: Caroline Rodrigues / Ascom Sema


mensagem INFORMATIVO SEMANAL
Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Caixa Postal: 1334 - Junto à CIC - CEP: 95050-520 - Caxias do Sul - RS
(54) 3228 1744 - 3025 6800 -