Sindimadeira
Brasil Estados Unidos Espanh
Bem-vindo ao site do Sindimadeira RS
Você está em:
Icone Links

Notícias

01/11
SETOR FLORESTAL DEBATE POLÍTICAS PARA O SEGMENTO DURANTE O SEMINÁRIO SUL BRASILEIRO DE SILVICULTURA
O Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura, que ocorreu de 25 a 27 de outubro de 2023 no Parque do Sesi, em Canela (RS), atingiu plenamente os objetivos propostos. Na abertura o presidente do Sindinadeira-RS, Leonardo de Zorzi, destacou a importância do evento no conjunto da economia e a necessidade de modernização da legislação para crescimento setorial.

O Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura, que ocorreu de 25 a 27 de outubro de 2023 no Parque do Sesi, em Canela (RS), atingiu plenamente os objetivos propostos. Na abertura o presidente do Sindinadeira-RS, Leonardo de Zorzi, destacou a importância do evento no conjunto da economia e a necessidade de modernização da legislação para crescimento setorial.   O evento contou com o patrocínio do Sicredi, Badesul, Confea, Banrisul, CMPC, BRDE, Tanac, Senar e Global Prime

 

O evento teve como objetivo reunir o poder público e a iniciativa privada para discutir questões importantes relacionadas à silvicultura e à indústria de base florestal. Alguns dos tópicos discutidos incluíram licenciamento ambiental, modernização da legislação do Zoneamento Ambiental de Silvicultura (ZAS), oportunidades para atrair novos investimentos industriais e atualização tecnológica.

O Seminário contou com um programa abrangente ao longo de seus três dias, que incluiu 22 palestras ministradas por 30 palestrantes e especialistas. Um público de 540 participantes estava presente, o que indica um grande interesse na silvicultura e nas tecnologias que podem aumentar a produtividade na indústria florestal.

Os números relacionados à silvicultura no Rio Grande do Sul também são impressionantes, com uma área reflorestada de 926 mil hectares e um movimento financeiro de R$ 3,78 bilhões no ano anterior. Além disso, a silvicultura na região oferece quase 70 mil empregos diretos em toda a cadeia produtiva, o que é vital para a economia regional e estadual.

Além das palestras, o Seminário incluiu uma exposição paralela com a participação de 32 expositores, representando empresas e instituições relacionadas à silvicultura. Também contou com a presença de várias lideranças políticas, como o Senador Luis Carlos Heinze, o Secretário de Agricultura Giovane Feltes, Deputado Federal Alceu Moreira, Deputado Federal Pompeo de Mattos, Secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo, Secretário Adjunto de Meio Ambiente Marcelo Camardelli e o Deputado Estadual Carlos Búrigo, Presidente da Frente Parlamentar de Silvicultura da Assembleia Legislativa do RS.

O evento foi promovido pelo Sindimadeira-RS, organização da empresa Porthus, e recebeu apoio de diversas entidades, associações e universidades de diferentes estados do país. Essa colaboração entre diferentes setores e instituições é fundamental para promover o desenvolvimento sustentável da silvicultura no Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: SINDIMADEIRA-RS


mensagem INFORMATIVO SEMANAL
Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Caixa Postal: 1334 - Junto à CIC - CEP: 95050-520 - Caxias do Sul - RS
(54) 3228 1744 - 3025 6800 -