Portaria estabelece feriados nacionais e pontos facultativos em 2019
O ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, divulgou por meio da Portaria n° 442, publicada na Seção 1 do Diário Oficial da União, o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2019. As datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

O ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão,  divulgou  por meio da Portaria n° 442, publicada na Seção 1 do Diário Oficial da União, o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2019. As datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

A portaria estabelece ainda que os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados poderão ser compensados, desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor. Os feriados declarados em lei estadual ou municipal serão observados pelas repartições da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, nas respectivas localidades.

Para ver o calendário acesse:

Fonte: Ministério do Planejamento

BIOTECH FAIR 2024

A demanda energética mundial está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e ao crescimento demográfico.

Relatório da ONU aponta que a população mundial deva atingir 8,5 bilhões de pessoas em 2030, e chegue a 9,7 bilhões em 2050. Isso significa que o consumo energético deverá aumentar em 50% em relação aos atuais níveis.

A oferta de recursos fósseis é finita, poluidora e não renovável. Já a utilização de recursos naturais para a produção de energia renovável é uma realidade crescente. E o Brasil se destaca do resto do mundo por deter 47,4% de sua energia proveniente de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de 15%. Para marcar este período de mudanças, a cidade de Porto Alegre irá sediar, de 4 a 6 de junho de 2024, a BioTECH Fair - Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis. Que acontece em conjunto com o Congresso Internacional de Bioenergia. Para saber mais acesse:  https://biotechfair.com.br/

Fonte: Biotechfair
FLORESTAS TCHÊ

Nos dias 23 e 24 de maio de 2024, a cidade de Porto Alegre - RS, receberá o Florestas Tchê, Encontro do Setor Florestal do Rio Grande do Sul.

O evento organizado pela Malinovski, em parceria com as Associações AGAFLOR, AGEFLOR e SINDIMADEIRA-RS, será focado no setor florestal gaúcho.

O setor no estado do Rio Grande do Sul vive um bom momento, com a articulação política para potencializar a base florestal na região. Serão dois dias com muito conteúdo para fortalecer e potencializar a cadeia produtiva da madeira no Rio Grande do Sul, com informação e networking qualificado. Informações acesse:  https://www.florestastche.com.br/

Fonte: Florestas Tchê
O CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA EM PELOTAS-RS

O CBCTEM tem por objetivo integrar acadêmicos, professores, pesquisadores, profissionais e interessados na ciência e tecnologia da madeira, e estimular e difundir a produção científica da área. O evento se caracteriza por ser bianual e ser organizado por uma instituição de ensino ou pesquisa que tenha atuação na tecnologia da madeira.

Sua primeira edição foi em Petrópolis-RJ em 2013, organizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O II CBCTEM ocorreu em Belo Horizonte no ano de 2013 e foi realizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em 2015 ocorreu a 3ª edição em Florianópolis-SC com a organização da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A edição seguinte foi em Santarém-PA em 2017 sendo organizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Em 2022 a cidade de Goiânia-GO recebeu o V CBCTEM com realização da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O VI CBCTEM será em Pelotas-RS nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024 sendo organizado pelo Curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O evento abordará inovações e os cenários da tecnologia da madeira brasileira, serão três dias com uma série de atividades: minicursos, palestras, mesas redondas, encontros, debates e confraternizações. O VI CBCTEM está sendo preparado com muita dedicação e entusiasmo para atender a expectativa e anseios da nossa comunidade científica.

Venha participar do principal evento científico brasileiro sobre ciência e tecnologia da madeira.

Informações acesse:   https://www.cbctem.com.br/

Fonte: UFPEL – Engenharia Industrial Madeireira
EXPORTAÇÕES DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO CAEM 12,5% NO RS

Com um faturamento que chegou a US$ 3,6 bilhões, as exportações da Indústria de Transformação do Rio Grande do Sul tiveram uma queda de 12,5% nos três primeiros meses de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo análise da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) com base nos resultados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, esse declínio se deu tanto pelas quantidades exportadas (-9,7%) quanto pelos preços médios (caíram 2,9%), revelando menor demanda internacional.

Dos 23 segmentos exportadores, somente 11 apresentaram aumento de receita na comparação trimestral em relação a 2023. Alimentos foi o que mais se destacou, tendo US$ 1,1 bilhão de faturamento (recuo de US$ 321 milhões ou -22,4%). Em linha com o observado na Indústria de Transformação, preços médios e quantidades apresentaram retração de 7,7% e 15,9% respectivamente, comparados aos primeiros três meses de 2023. Os ramos alimentícios que mais se destacaram foram Óleos vegetais em bruto, com vendas especialmente para a Coreia do Sul, e Abate de aves para os Emirados Árabes Unidos.

Em segundo lugar, Tabaco faturou US$ 611,6 milhões (elevação de US$ 19,5 milhões ou 3,3%) no primeiro trimestre, influenciado por preços médios 17,1% maiores, visto que a quantidade reduziu 10,9%. O ramo que mais comercializou foi o de Processamento industrial do tabaco, tendo a China e a Bélgica como destinos principais dos produtos.

O terceiro segmento com maior destaque, o de Químicos, faturou US$ 323,9 milhões, elevação de US$ 21,8 milhões ou 7,2% em relação ao mesmo período de 2023. Houve incremento de 11,3% nos preços médios, mas a quantidade vendida, em sentido contrário, caiu 3,5%. Resina termoplástica foi o principal produto embarcado, principalmente para Bélgica e Japão.

Ainda entre os segmentos, vale destacar as quedas expressivas nas exportações de Máquinas e equipamentos (-US$ 73,5 milhões ou -22,6%), de Celulose e papel (-US$ 86,2 milhões ou -26,5%) e de Veículos automotores (-US$ 73,6 milhões ou -28,2%) no Rio Grande do Sul.

Comparando-se o resultado de março de 2024 com o mesmo mês do ano passado, a Indústria de Transformação gaúcha apresentou US$ 1,2 bilhão com exportações, retração de US$ 283,4 milhões (-19,2%). A quantidade exportada caiu 13,4% e os preços médios, 6,7%.

IMPORTAÇÕES
O Rio Grande do Sul importou US$ 2,9 bilhões em mercadorias no primeiro trimestre de 2024, retração de US$ 840,4 milhões frente ao mesmo período de 2023, correspondendo a 22,4% de queda. A maior parte da demanda do RS centrou-se em produtos provenientes da Indústria de Transformação apesar do recuo de US$ 515,9 milhões (-18,8%), tendo o segmento de Químicos (-US$ 125,9 milhões ou -20%) como principal destaque. As compras gaúchas do ramo de Intermediários para fertilizantes, adquiridos do Marrocos e da Rússia, e de Adubos e fertilizantes, advindos da Nigéria e dos Estados Unidos, foram os mais comercializados dentro desse segmento.

Fonte: Fiergs