APEX divulga estrutura de escritórios no exterior

A APEX BRASIL está colocando à disposição das empresas sua estrutura de promoção dos produtos nacionais no exterior e atração de investimentos para o país. São dez escritórios localizados em mercados estratégicos para o empresariado brasileiro. Neles são oferecidos serviços como estudos de negócios e apoio à internacionalização, por exemplo. Os escritórios estão  localizados em Miami e São Francisco (Estados Unidos), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Luanda (Angola), Xangai e Pequim (China), Moscou (Rússia), Bogotá (Colômbia), Havana (Cuba) e Bruxelas (Bélgica). Silvia Breda, chefe de operações internacionais da Apex-Brasil informa que nos dez escritórios a estrutura abriga 50 colaboradores. Sua atuação ´w regional e trabalham de maneira diferente. O que o escritório de Miami faz, por exemplo, difere do que é feito em Moscou. Tudo vai depender da característica de cada país, continente, etc. O que todos têm em comum são os produtos personalizados para as empresas brasileiras. Para atender às demandas das empresas o critério é que a empresa seja nacional e tenha sede no Brasil. Os escritórios trabalham na inserção internacional da empresa, realizando estudos de mercado, prospecção de negócios e suporte para internacionalização. Eles também atuam diretamente no contato com investidores internacionais. Para aproveitar a estrutura é importante que as organizações tenham alguma maturidade exportadora. A partir de 2017 a APEX Brasil vai trabalhar junto com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência. Sobre custos a APEX esclarece que alguns produtos por serem altamente especializados, são cobrados. São preços subsidiados. Em Miami, onde existe espaço físico para a empresa se estabelecer no exterior, pagando pela utilização desse local. Para ler a entrevista acesse:

Fonte: Apex Brasil