Sindimadeira
Brasil Estados Unidos Espanh
Bem-vindo ao site do Sindimadeira RS
Você está em:
Icone Links

Notícias

25/05
Projeto de Lei das Florestas Plantadas pronto para ir à Assembleia
O deputado Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação entregará nesta segunda-feira (30) ao Governador José Ivo Sartori, o Projeto de Lei que trata das Florestas Plantadas no RS, uma das iniciativas mais aguardadas pelo setor da silvicultura gaúcha e pleiteada pelo SINDIMADEIRA RS. O ato será realizado no Palácio Piratini e contará com a presença de lideranças da cadeia florestal, madeireira e moveleira do estado.

O deputado Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação entregará nesta segunda-feira (30) ao Governador José Ivo Sartori, o Projeto de Lei que trata das Florestas Plantadas no RS, uma das iniciativas mais aguardadas pelo setor da silvicultura gaúcha e pleiteada pelo SINDIMADEIRA RS.

O ato será realizado no Palácio Piratini e contará com a presença de lideranças da cadeia florestal, madeireira e moveleira do estado. O PL terá forte impacto positivo no terceiro setor agropecuário, que envolve mais de 500 mil famílias no Rio Grande do Sul. O assunto já fora debatido em encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) em São José dos Ausentes, na região dos Campos de Cima da Serra.

O segmento responde hoje por 3,5% do PIB do Rio Grande do Sul com 750 mil hectares de florestas plantadas, mas os produtores  não conseguem comercializar para as indústrias porque os 4 mil micros e pequenos produtores são considerados à margem da lei porque a legislação considera que a matéria-prima retirada de florestas plantadas é enquadrada como extrativismo. O Governo do Estado se comprometeu após duas audiências a encaminhar um PL à Assembleia Legislativa visando superar o impasse. Esta atividade rural gera mais de R$ 8 bilhões por ano. A Câmara Setorial de Florestas Plantadas propôs um Projeto de Lei que, submetido à análise de um Grupo de Trabalho da Assessoria Superior do Governador. Será este PL entregue pelo Secretário de Agricultura, Ernani Polo na segunda-feira e que será encaminhado pelo governador à AL. No RS, há pelo menos 300 mil propriedades que, se não vivem da silvicultura, têm nela uma de suas fontes de renda.

 

Fonte: SINDIMADEIRA RS


mensagem INFORMATIVO SEMANAL
Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Caixa Postal: 1334 - Junto à CIC - CEP: 95050-520 - Caxias do Sul - RS
(54) 3228 1744 - 3025 6800 -