Workshop para Micro e Pequenos Empresários sobre Segurança no Trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) deverá promover atividade relativa à Segurança do Trabalho no mês de dezembro em Caxias do Sul. Na sexta-feira (20), dentro do Programa Trabalho Seguro, O TRT promoveu a o segundo encontro de trabalho sobre Saúde e Segurança no Trabalho (SST) voltado para micro e pequenos empresários. O curso foi ministrado na Escola Judicial do TRT-RS, em Porto Alegre, e foi o segundo treinamento com esse enfoque proporcionado pelo TRT no RS.
O primeiro ocorreu no terça (17) em Santa Maria, onde além da palestra foi oferecido treinamento de representante único de CIPA, nos moldes da NR-5.
A palestrante Renata Viaro ressaltou que as micro e pequenas empresas constituem 98% dos estabelecimentos do setor empresarial no Brasil, o que justifica a preocupação do Programa Trabalho Seguro com a conscientização desse público.
O curso apresentou as principais ferramentas de gestão na área: a gestão de riscos, o cumprimento de normas, e o apoio de serviços de gerenciamento de segurança no trabalho. Os participantes tiveram contato com a legislação básica sobre o tema, com enfoque especial no debate sobre a responsabilidade dos empregadores nos casos de acidentes de trabalho. Foram apresentadas notícias de decisões do próprio TRT-RS para dar exemplos de como a legislação trabalhista é aplicada nos casos concretos. A programação também incluiu uma análise dos custos diretos e indiretos dos acidentes para as empresas.
Novas turmas do workshop “Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho nas Micro e Pequenas Empresas” deverão ser oferecidas gratuitamente no Estado . É este Programa trabalho Seguro que está agendado para Caxias do Sul em dezembro.
Fonte: TRT - RS