Corte de recursos ameaça SESI e SENAI
O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, enviou posicionamento das entidades empresariais do RS aos parlamentares gaúchos alertando sobre os efeitos da previsão de corte de recursos ao Sistema S, que integra o pacote do governo federal. Müller sustenta que a sociedade conhece e usufrui das importantes ações e realizações das duas entidades no campo educacional, de capacitação e profissionalização dos cidadãos, e de saúde e segurança do trabalho.
"Reduzir o orçamento será confiscar o futuro dos industriários e das indústrias, ou seja, é um absurdo restringir a atuação do Sesi e do Senai”, ressalta ele. No último ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) registrou 200 mil matrículas em Educação Profissional, mais de 214 mil horas em serviços de tecnologia e inovação para quase 7 mil empresas.
Já o Serviço Social da Indústria (Sesi) teve mais de 400 mil matrículas em Educação Básica Continuada, 7 mil indústrias e mais de 200 mil trabalhadores atendidos em saúde. “Todos esses bons resultados estão ameaçados com o corte”, destaca Müller, lembrando que o prejuízo se estende ao desenvolvimento do País e à sociedade brasileira. A FIERGS propõe a mobilização das entidades para que divulguem em suas bases posição favorável à preservação do Sesi e do Senai, deixando claro que os Serviços Sociais Autônomos são mantidos pelas empresas privadas, no nosso caso pelas indústrias estabelecidas no Rio Grande do Sul.
"Não podemos permitir que o Governo mexa no que está funcionando bem", complementa Müller. O SINDIMADEIRA RS apoia a mobilização. Assine a petição nacional contra o confisco sobre o SistemaS: http://bit.ly/JuntosComSesiSenai
Veja o pronunciamento do presidente do Sistema FIERGS

Fonte: FIERGS