Projeto de Lei reduz jornada de Operadores de Máquinas Florestais para 7 horas
O SINDIMADEIRA RS e outras entidades coirmãs de representação da cadeia florestal, madeireira e moveleira manifestaram esta semana sua inconformidade com a tramitação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei nº 7160/2014, que estabelece jornada de sete horas para os operadores de máquinas florestais e empregados de viveiros .
 A reação das entidades está alinhada com a reconhecida perda de perda de competitividade do Setor de Florestas Plantadas Brasileiro decorrente da evolução dos custos em patamares muito acima da inflação. Neste sentido o SINDIMADEIRA RS encaminhou ao Relator deste Projeto de Lei, Deputado José Otávio Germano do PP/RS, solicitando sua rejeição.
O setor de Florestas Plantadas gera USD 27,6 bilhões de PIB, que resultam no recolhimento de USD 3,75 bilhões em impostos (0,5% da arrecadação nacional). As exportações do setor totalizam USD 7,97 bilhões (3,1% das exportações brasileiras), que resultam no balanço positivo de USD 5,5 bilhões (28,1% da balança de exportações do Brasil).
A cadeia produtiva do setor gera 4,4 milhões de empregos (5% da população economicamente ativa).

Fonte: SINDIMADEIRA RS