Capacitação de Mão de Obra para Indústria Moveleira na Região
A possibilidade de estabelecer uma repactuação com o governo federal para oferta de novos cursos do PRONATEC propondo a inclusão dos cursos de Costureiro Industrial e Auxiliar de Costureiro, com a perspectiva de criar outros cursos conforme a demanda das empresas, inclusive para menores aprendizes, foram algumas das conclusões do encontro promovido pelo SINDIMADEIRA RS no Centro de Formação Profissional do SENAI Adelino Miotti em Farroupilha na terça-feira (8).
O encontro atendeu demanda das empresas da região diante da da falta de mão de obra na indústria moveleira. Além de diretores do SENAI de Farroupilha e do SENAI CETEMO de Bento Gonçalves, participaram representantes de empresas e a diretoria do SINDIMADEIRA RS.
Foram identificadas pelos empresários necessidade de profissionais para diferentes áreas, como estofadores e costureiros por exemplo. Os representantes das escolas do SENAI prontamente se dispuseram a dimensionar as expectativas, falando das estruturas disponíveis e o grau de excelência de cada um delas. O objetivo foi enquadrar a formação de profissionais nas características de ensino profissionalizante de cada Escola.
Da troca de ideias resultou a necessidade de quantificar o número de pessoas interessadas em participar dos cursos e a partir da formação de turmas de 20 a 25 alunos nos turnos da manhã, tarde ou noite, e assim ir ampliando a oferta e a variedade das especializações.
Ficou convencionado que haverá um esforço de parte das empresas, do Sindicato e das entidades envolvidas no sentido de medir a demanda. Paralelamente encaminha-se a pactuação de um novo convênio com o PRONATEC já prevendo a inclusão dos cursos demandados pelas empresas e pelo mercado. Novo encontro será agendado nos próximos dias.
Fonte: SINDIMADEIRA RS