Cadeia Produtiva de Base Florestal do RS tem encontro com o presidente da Ibá

O presidente executivo da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores, Paulo Hartung, esteve em Porto Alegre na última segunda-feira, do dia 13 de maio, para uma série de agendas e dedicou a parte da tarde para um encontro com representantes da Cadeia Produtiva de Base Florestal do RS e atender imprensa na sede da Farsul – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul. Foi uma oportunidade de apresentação do executivo que ingressou na Ibá este ano e de debate sobre cenário do setor no mundo, Brasil e da realidade local.

Participaram da reunião Diogo Leuck, presidente da Ageflor (Associação Gaúcha de Empresas Florestais) e Vice-presidente representante das Associações Estaduais da Ibá; o Vice-Presidente da Cadeia Produtiva do Eucalipto da Ageflor, Vice-Presidente Regional do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) e coordenador do Codema/Fiergs (Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), Walter Lidio Nunes; o superintendente do Senar-RS e da Comissão de Florestamento, Silvicultura e Meio Ambiente da Farsul, Eduardo Condorelli; o presidente do Sindimadeira-RS e coordenador do Combase/Fiergs (Comitê da Indústria de Base Florestal e Moveleira), Serafim Quissini; o presidente do Sinpasul (Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel, Papelão, Embalagens e Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça do RS) e diretor da Fiergs, Walter Rudi Christmann; o gerente de Produção Agroflorestal da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) e membro do Conselho Consultivo da Ageflor, Juarez Pedroso Filho; o consultor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do RS, Alexandre Scheifler; a presidente da AGEF – Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais, Miriam Souza, entre outros profissionais atuantes do setor.

O presidente da Ageflor, Diogo Leuck, agradeceu a vinda de Hartung a Porto Alegre e ter o encontro com o setor. Leuck também apresentou ao presidente da Ibá uma síntese da representatividade e atuação da cadeia produtiva de base a partir dos plantios de acácia-negra, eucalipto e pinus, bem como destacou o cenário e os principais desafios a serem vencidos no Rio Grande do Sul.

Paulo Hartung é ex-governador do Espírito Santo e pretende utilizar sua experiência como gestor público para promover o diálogo do setor árvores plantadas e a sociedade. Segundo seu presidente, a Ibá sediada em São Paulo terá uma atuação permanente em Brasília e assim desenvolver agenda de debate com o governo e parlamento. Mas enfatizou também a importância de fazer chegar à opinião pública os benefícios ao meio ambiente e para a economia do plantio comercial de árvores. Hartung lembra que a atividade contribui não só com o desenvolvimento econômico e social, mas com as metas estabelecidas neutralização de carbono e é responsável por área significativa de preservação ambiental.

Fonte: AGEFLOR