ABIMÓVEL divulga os principais indicadores do mobiliário de Junho e Julho
Acompanhar as informações e movimentações do mercado de móveis é uma importante ferramenta para o planejamento de ações e das estratégias do setor. Assim, a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário divulga os principais indicadores, dados e percentuais, comparativos e avanços com base nos meses de junho e julho de 2018.

A produção de móveis em volumes foi de 34,7 milhões de peças em junho, resultado 15,3% maior que o de maio. No ano, de janeiro a junho, houve alta de 5,5% na produção em volumes, segundo dados do IBGE. No acumulado dos doze últimos meses o crescimento foi de 9,3%.

As exportações brasileiras de móveis totalizaram US$ 64,5 milhões em junho de 2018, alta expressiva em relação a maio (+42,6%). As importações também apresentaram alta (+1,1%), chegando a US$ 55,7 milhões.

Em julho, as exportações atingiram US$ 70,1 milhões, alta de 8,6% em relação a junho. As importações apresentaram alta em julho, (+) 4,3%, atingindo US$ 58,1 milhões. A balança comercial em julho foi positiva em US$ 11,9 milhões.

A participação dos móveis importados no Brasil foi de 3,2% em junho. Já a participação dos móveis exportados foi de 4,7% no mês.

As exportações do setor moveleiro somaram US$ 397,3 milhões de janeiro à julho de 2018, resultado que representa crescimento de 11,9% em comparação com o mesmo período de 2017. Desse total, merecem destaque as exportações de móveis para os Estados Unidos, com participação de 30,6% dos valores exportados e um aumento de 29,5% em relação ao ano passado. Em 2º lugar no ranking aparece o Reino Unido com 9,8% de participação, e leve redução (-2,2%) em termos de valores importados frente ao acumulado de janeiro a julho de 2017. E a Argentina, em 3º lugar, com 9,2% do total exportado e alta de 5,6% em comparação com 2017.

Os três estados da região Sul são os maiores exportadores de móveis do Brasil. Juntos, Santa Catarina (41,4%), Rio Grande do Sul (25,9%) e Paraná (13,7%), correspondem a 81,1% das exportações brasileiras de móveis nos sete meses de 2018. Os três estados apresentaram crescimento nos valores exportados entre janeiro e julho frente ao mesmo período de 2017.

Fonte: ABIMÓVEL